Escola Vianna

Este procedimento de preparação corporal hoje chamada de Técnica Klauss Vianna foi iniciada por Klauss Vianna (1928-1992) e Angel Vianna (1928), pesquisadores das estruturas do corpo e da expressão do movimento que influenciaram e influenciam amplamente as artes cênicas no Brasil.

A sistematização deste procedimento foi feita por Rainer Vianna (1958-1995) com a colaboração de Neide Neves durante a existência da Escola Klauss Vianna (1992-1995) em São Paulo, da qual uma das professoras foi Jussara Miller, que publicou em 2007 uma abordagem da sistematização. Esta professora e artista criou um Studio de Dança e Educação Somática em Campinas chamado Salão do Movimento, centro que impulsionou muitas pesquisas que tem como tema a Técnica Klauss Vianna.

Em sua tese de doutorado intitulada "Qual é o corpo que dança? Dança e Educação Somática para a construção de um corpo cênico", propõe a utilização do termo "Escola Vianna" ao constatar a originalidade do trabalho proposto por Klauss Vianna e a perpetuação do seu pensamento de corpo no trabalho de inúmeros profissionais das mais diversas áreas de atuação artística e pedagógica.

Dentre os trabalhos escritos sobre a Ténica Klauss Vianna citarei alémd dos dois já mencionados acima ainda mais dois:

“Klauss Vianna: estudos para uma dramaturgia corporal” da Neide Neves, professora da Puc - São Paulo.

"A Técnica como Dispositivo de Controle do Corpomídia". Tese de doutorado da Neide Neves disponível na biblioteca online da Puc - São Paulo.

"A Escuta do Corpo: sistematização da Técnica Klauss Vianna". Livro de Jussara Miller já citado anteriormente.

“"Qual é o corpo que dança? Dança e Educação Somática para a construção de um corpo cênico". Tese de doutorado da Jussara Miller disponível na biblioteca online da Unicamp, também já citado anteriormente.