Técnica Klauss Vianna

A Técnica Klauss Vianna é fruto de uma pesquisa totalmente desenvolvida no Brasil e é classificada como uma técnica de educação somática. As técnicas de abordagem somática focalizam a unidade corpomente. Em outras palavras, elas nos chamam a atenção para a maneira de nos movimentarmos. Movimentos como sentar, agachar, deitar e levantar ganham outra qualidade de atenção e conforto com a prática centrada na percepção do corpo (soma).

Ganho de força, flexibilidade, equilíbrio, alinhamento ósseo, agilidade e vitalidade, são consequências do processo com a Técnica Klauss Vianna, que se desenvolve sempre a partir da consciência do movimento, ou seja, ações anteriormente desconexas da atenção à sensação do corpo são conscientizadas durante as aulas, momento em que os movimentos são organizados pelos temas coporais de movimento da Técnica Klauss Vianna: presença, articulações, peso, apoios, resistência, oposições, eixo global e vetores.

A organização do movimento pelos temas corporais nos direciona para a dança, a partir da qual a Técnica Klauss Vianna foi desenvolvida. Contudo, sua prática constrói não só uma disposição corporal para a dança, como também para o movimento na vida.